domingo, 17 de novembro de 2013

Pão de Cristo


Um tempo atrás ganhei  uma muda do fermento com a receita do pão, fiz varias vezes, mas depois por causa da correria perdi a muda e fiquei muito tempo sem preparar, é que a receita é um pouquinho demorada e além de tempo você precisa de ter paciência, pois ela é preparada em etapas. Pesquisando na web reencontrei a receita de Pão de Cristo que já vem com a receita da muda do fermento natural. Então para não perde-la e também dividir com vcs resolvi abrir uma exceção e postar uma receita culinária aqui no blog. Apesar do trabalho vale a pena pq rende bastante além de ser um pão super gostoso que vc pode até acrescentar recheio doce ou salgado de sua preferência!!! Espero que vocês gostem, aqui em casa sempre fez o maior sucesso e além do pão a gente também faz "mentira" usando a mesma massa.

* Começando a fazer desde a muda, vai demorar 10 dias e das demais etapas 7 dias.

Ingredientes da muda do fermento:

1/2 litro de água
2 col. (sopa) de farinha de trigo
2 col. (sopa) de açúcar
1 pitada de sal

Modo de preparo da muda: Misture todos os ingredientes e coloque em um recipiente com tampa. Deixe fermentar por 3 dias e depois divida a mistura em 3 partes iguais. Uma parte você irá usar para fazer a sua receita, a outra você pode guarda na geladeira para usar futuramente, caso você fique sem fermento e a terceira parte você pode desprezar.

Ingredientes para multiplicação do fermento:

1 medida de fermento
2 medidas de água
1 col. (sopa) de sal
4 col. (sopa) de açúcar
4 col. (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes, coloque em um recipiente com tampa e deixe fermentar por 3 dias. No 4ºdia divida a mistura em 3 partes iguais, uma você usa para fazer a sua receita (vou colocar logo abaixo, mas você pode usar uma que você já tenha ou está acostumada a fazer, aí é só substituir o fermento), a outra você guarda para usar nos próximos pães e a terceira parte você compartilha, dê para alguém. Aí você pode pensar: Eu não tenho ninguém para dar!! Não... Não fale isso! Coloque em um vidro com tampa - pode até ser um de maionese lavadinho, você faz uma capinha para a tampa e oferece o fermento no vidrinho para uma vizinha, quem sabe não conquista uma nova amizade?! 

Ingredientes para a preparação da Massa do Pão de Cristo: 

1 medida do fermento
1 1/2 xíc. (chá) de açúcar
1 xíc. (chá) de óleo
4 ovos
1 1/2 kg de farinha de trigo (separe 2 kg para garantir, pode ser que precise)


Modo de preparo dos pães: Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento e a farinha. Reserve. Coloque o fermento em uma tigela e misture ao liquido batido no liquidificador, depois vá colocando o trigo, cuidado para a massa não ficar muito seca. Amasse bem, coloque em um recipiente e cubra. Você tem que deixar descansando por 12 horas. Depois modele os pães, coloque em uma forma untada e polvilhada e deixe crescer até dobrar de volume, mais ou menos 12 horas (dependendo do dia e do lugar pode variar, demorar mais ou menos). No 7º dia (dependendo de onde você começou a preparação)  pincele com 2 ovos batidos e leve para assar em forno médio. Depois de assado gosto de passar uma mistura de água com açúcar e coloco por mais 5 minutinhos no forno ainda quente, mas desligado. Fica uma casquinha dourada e brilhante.

Um comentário:

  1. olà flor
    conheço esse pão, mas com um outro nome.
    ele parece muito bom, mas quero tudo logo, não sei se esperaria 7 dias para ver ele pronto rs

    bacione

    ResponderExcluir

É sempre muito bom receber sua visita, melhor que isso, receber seus comentários, volte sempre!!!